....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


1986 U 10

Satélite de Urano.

UA

Antiga sigla de unidade astronômica. A sigla atualmente adotada é A.

UAI

Sigla de União Astronômica Internacional (International Astronomical Union).

Ulysses

Em outubro de 1990, a espaçonave Discovery lançou a sonda Ulysses em direção a Júpiter. O gigante lhe daria um "empurrão" com a força da gravidade, similar ao efeito de uma corda, o que impulsionou a sonda para fora do plano da eclíptica e permitiu-lhe explorar o polo Sul do Sol durante alguns meses de 1994. Logo depois de atravessar o equador solar, em maio de 1995, a sonda Ulysses explorou o polo Norte. Os instrumentos científicos permitiram estudar os campos gravitacionais no espaço, o vento solar, as ondas radiais do Sol, os raios cósmicos e o pó do espaço interestelar.

umbra

1 - Porção interior e escura de uma mancha solar.
2 - Cone principal de sombra produzido por um planeta ou pela Lua.

Umbriel

UmbrielUmbriel (UII) é um dos maiores satélites de Urano tendo sido descoberto em 1851 por W. Lassell. Com um diâmetro de 1.170 km, Umbriel é o mais escuro de todos os satélites de Urano. Ele tem uma superfície fortemente craterizada, o que indica uma superfície velha. Curiosamente apresenta um anel brilhante no seu topo, provavelmente o chão de uma cratera, e que é chamada de "fluorescent cheerio" (um "alô! fluorescente"). Sua órbita está, na média, a 265.970 km de Urano.

unidade astronômica

Unidade usada para medir distâncias no sistema solar. Equivale a 149.597.870 km (cerca de 150 milhões de quilômetros), ou aproximadamente a distância entre a Terra e o Sol. A sigla de unidade astronômica é A (letra a maiúscula). Uma definição mais rigorosa é "o comprimento do semi-eixo maior da órbita (elíptica) de um planeta ideal de massa igual a zero, sem perturbações, cujo período de revolução seja igual ao da Terra", e a medida mais precisa é de 149,600 milhões de quilômetros.

universo

O conjunto de tudo quanto existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço), tomado como um todo; o cosmo, o macrocosmo.

universo de Einstein

Modelo de Universo estático com constante cosmológica positiva, cujo raio de curvatura é constante e independente do tempo.

universo de Friedmann

Modelo homogêneo e isotrópico de Universo, que envolve soluções não estáticas, ou seja, com expansão e contração, para as equações de Einstein (com constante cosmológica nula), e que foi calculado pelo astrônomo soviético A. Friedmann em 1922.

universo dinâmico

O concebido pelas teorias cosmológicas que admitem serem variáveis as dimensões do Universo. Opõe-se a universo estático.

universo em expansão

Movimento isolado dos objetos do universo, que pode ser mensurado pelo efeito de Doppler. Os cientistas deduziram, a partir deste movimento, que o universo está em expansão. Os objetos mais distantes movimentam-se mais rapidamente do que os mais próximos.

universo estático

O concebido pelas teorias cosmológicas que admitem serem constantes as dimensões do Universo. Opõe-se a universo dinâmico.

universo oscilante

Modelo de Universo que se baseia em ciclos de expansão e contração. Se existir matéria suficiente a expansão atual será interrompida e o Universo começará a se contrair lentamente. Embora não possa ser afirmado, alguns astrônomos preveem que se isto ocorrer acontecerá um ressalto que provocará a formação de um novo Universo.

universo visível

O conjunto de todos os astros observáveis pelo homem.

Unuck (Alpha Serpentis)

O Pescoço, nome oriundo do árabe Unuk al Hay, que significa o pescoço da serpente.

Urano

UranoO sétimo planeta do sistema solar pela ordem de afastamento do Sol; foi seu descobridor, em 1781, o astrônomo inglês William Herschel. É visível a olho desarmado em boas condições de visibilidade, pois na oposição atinge a magnitude 5,8; seu diâmetro é pouco maior que quatro vezes o da Terra, a densidade de 4,5 vezes maior, e tem pelo menos, 11 anéis ao seu redor.

uranografia

Do grego uranos, céu, e gnosis, conhecimento. Descrição do céu através das constelações, suas denominações e distribuição no firmamento.

 
Astromador - Astronomia para Amadores