....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


Jabbah (Delta Scorpii)

A Frente, nome de origem árabe.

Jansky, Karl Guthe  (1905-1950)

Engenheiro de rádio norte-americano que descobriu em 1932, na constelação de Sagitário, um ruído análogo a uma fraca estática de rádio. Essa descoberta deu origem à radioastronomia.

Janus

JanusJanus (SX) é um dos menores satélites de Saturno e foi descoberto em 1966 por Audouin Dollfus. É um satélite gelado, fortemente craterizado, com um diâmetro aproximado de 298 km. Ele está em órbita a uma distância média de 151.472 km de Saturno e tem um período de revolução em torno de Saturno de aproximadamente 18 horas. Janus compartilha sua órbita com Epimeteus estando os dois satélites separados somente por cerca de 50 km. Uma vez a cada 4 anos eles se aproximam e mudam suas órbitas.

joviano

Relativo ao planeta Júpiter.

Juliet

Satélite de Urano descoberto em 1986 pela sonda espacial Voyager 2.

Júpiter

JúpiterO maior planeta do sistema solar, com um diâmetro 11 vezes maior que o da Terra e uma massa 318 vezes superior. É visível à vista desarmada como uma estrela de magnitude -2,5 no momento de máximo brilho, e, observado ao telescópio, apresenta a forma de um disco achatado e atravessado por faixas escuras paralelas ao equador, que delimitam entre si zonas mais claras. No interior de tais faixas se observam marcas superficiais de formas irregulares e coloração particular; duas dessas formações se distinguem das restantes: a Mancha Vermelha e a Perturbação Austral. Os satélites mais notáveis de Júpiter são: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Jy

Sigla de Jansky, unidade de densidade do fluxo de radioemissão (usada em radioastronomia).

 
Astromador - Astronomia para Amadores