....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


Iapetus

IapetusIapetus (SVIII) é um satélite de Saturno e foi descoberto em 1671 por G. D. Cassini. É um satélite rochoso, parcialmente brilhante e de cor avermelhada, com uma superfície marcada por crateras. Ele tem um diâmetro de aproximadamente 1.420 km e está em órbita em torno de Saturno a 3.561.300 km de distância. Seu período orbital é de 79 dias.

IAU

logotipo da IAUSigla de International Astronomical Union (União Astronômica Internacional). Fundada em 1919 a IAU tem como missão promover a ciência da astronomia em todos os seus aspectos através de cooperação internacional. Seus membros individuais são astrônomos profissionais de todo o mundo, com o título de PhD e ativos tanto na pesquisa como na educação em astronomia. Atualmente a IAU possui mais de 8.300 membros individuais e 66 países membros. A IAU promove congressos, encontros e escolas científicas em diversas partes do mundo sobre os mais variados temas de pesquisa astronômica. Estas atividades estão publicadas em uma longa sequencia de livros que já passa de 200 volumes.

impulso específico

Taxa de desempenho do motor do foguete. Os engenheiros calculam esta taxa dividindo a potência de empuxo do motor pelo peso do combustível consumido por segundo. Isto fornece o tempo que uma unidade de combustível produzirá empuxo. Quanto maior for o impulso específico de um motor, mais eficaz será sua queima.

inclinação orbital

É o angulo entre o plano de uma órbita e o plano da eclíptica. A inclinação orbital é representada pela letra "i".

Index Catalogs

Os Index Catalogs são dois catálogos suplementares ao New General Catalogue. Eles listam nebulosas e aglomerados de estrelas dando a eles um número IC. Estes suplementos foram publicados em 1895 e 1908.

infravermelho

Esta é uma região (ou banda) do espectro eletromagnético que está situada entre as regiões do visível e a de micro-ondas. Deste modo, a radiação infravermelha é uma radiação eletromagnética com comprimentos de onda longos, não sendo percebida pelo olho humano. Dizemos que esta radiação é "vermelha" demais para ser percebida visualmente por nós. No entanto, nós sentimos a presença de ondas de radiação infravermelha por meio do calor. Alguns animais, tais como as cobras, enxergam neste intervalo de comprimentos de onda, percebendo o calor emitido pelas suas futuras presas. Para a Astronomia esta região espectral é muito importante. A radiação infravermelha é emitida por nuvens frias de poeira interestelar, estrelas frias e galáxias que estão formando estrelas. No entanto, o vapor da água presente na atmosfera da Terra absorve fortemente esta radiação, ou seja, aquela com comprimentos de onda que está além daquele da luz vermelha visível. Isto torna muito difícil a observação, nesta região do espectro, se utilizarmos telescópios localizados na superfície da Terra. Para realizar observações na região espectral do infravermelho utilizamos ou satélites artificiais ou observatórios aerotransportados.

INPE

INPESigla de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, agência espacial brasileira.

interferometria

Técnica experimental que faz uso de um interferômetro para medir um parâmetro físico.

interferometro

Equipamento de medição no qual um feixe da radiação eletromagnética é dividido e subsequentemente recombinado depois de se deslocar por trajetórias de comprimentos diferentes. Os feixes então interferem e produzem um padrão de interferência. Este padrão pode ser usado para medir uma ampla variedade de parâmetros físicos.

interferômetro Speckle

Método que permite uma melhor resolução das imagens geradas por observatórios terrestres. Se forem tiradas diversas fotografias, um laser poderá detectar as interferências e criar um gabarito. Depois, um computador une as fotos formando uma imagem nítida. Com este método podem ser obtidas resoluções de 0,01 segundo de arco.

Intrometida (Epsilon Crucis)

Designação brasileira para a estrela situada abaixo do braço direito da Cruz.

Io

IoIo (JI) é um satélite de Júpiter descoberto, independentemente, em 1610, por Galileu e Simon Marius. Dos quatro grandes satélites de Júpiter, Io é o mais próximo do planeta e o terceiro maior, com um diâmetro de 3.636 km. Ele está a uma distancia média de Júpiter de 422.000 km e leva 1,77 dias para realizar uma órbita em torno deste planeta. Io é um satélite grande, rochoso e vulcanicamente ativo. Seus vulcões lançam enxofre derretido, fazendo de Io um satélite muito colorido.

ion

Do grego ienai, ir-se. Partícula eletrizada que se forma quando um átomo perde ou adquire elétrons. Sendo ionização o nome deste processo.

ionosfera

Camada da atmosfera caracterizada pela ionização dos gases ali contidos, bombardeados constantemente pelos raios cósmicos e pelas radiações solares. Na Terra, começa a cerca de 60 km de altitude e se estende além dos 450 km.

Izar (Epsilon Bootis)

O Véu, nome árabe que se refere ao véu da Cabeleira de Berenice.

 
Astromador - Astronomia para Amadores