....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


Hadar (Beta Centauri)

Base, nome de origem árabe.

Hale, George Ellery (1868-1938)

Astrônomo americano que fundou os observatórios de Monte Palomar, Monte Wilson e Yerkes, o qual teve importante participação na criação da astrofísica. Ele também foi responsável pelo projeto de alguns dos maiores telescópios do mundo, tal como o telescópio refletor de 508 cm (200 polegadas), que ele construiu para estudar as demais galáxias além da Via Láctea.

Hale, Observatórios

São os observatórios de Monte Palomar e Monte Wilson que foram fundados por Hale e batizados com seu nome em 1970. O Observatório de Monte Palomar é dirigido pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia e o de Monte Wilson pela Instituição Carnegie de Washington. O Observatório do Monte Palomar, situado próximo a San Diego, a 1.706 m de altitude, inaugurou seu principal telescópio de 508 cm (200 polegadas), do tipo refletor Hale, em 1948. Seu telescópio Schmidt de 183 cm (72 polegadas) foi utilizado na produção do atlas fotográfico "Sky Survey". O Observatório de Monte Wilson, onde Hale iniciou suas observações em 1904, inaugurou seu telescópio Hooker de 254 cm (100 polegadas) em 1917, porém seu desempenho foi muito prejudicado devido à proximidade das luzes da cidade de Los Angeles.

Hall, Asaph  (1829-1907)

Astrônomo americano que descobriu as duas luas de Marte, Deimos e Fobos em 11 e 17 de agosto de 1877, respectivamente. Hall tornou-se um expert nos satélites de nosso sistema solar. Em 1892, Hall demonstrou que as duas estrelas de 61 Cygni orbitam uma a outra.

Halley, Cometa de

Primeiro cometa a ser identificado como periódico (que volta regularmente ao Sol). Halley percebeu que os cometas que apareceram em 1531, 1607 e 1682 eram na verdade o mesmo cometa que descrevia uma órbita de 76 anos, e previu que ele retornaria por volta de 1758. Hoje em dia sabe-se que este cometa foi visto diversas vezes antes de 1531, sendo a primeira vez em 240 AC. Em 1910, o cometa aproximou-se o suficiente da Terra para que sua cauda fosse vista. Em 1986 ele foi visto novamente e deverá reaparecer em 2061 e 2137. Durante sua passagem em 1986 as espaçonaves Vega 1, Vega 2 e Giotto observaram o cometa e concluíram que o tamanho de seu núcleo é de 15 x 8 km, sua temperatura de aproximadamente 330 K e que ele expele poeira, gás e gelo.

Halley, Edmund (1656-1742)

Edmond_HalleyAstrônomo inglês que aplicou as leis do movimento de Newton aos dados de cometas históricos e previu corretamente o reaparecimento do cometa que leva seu nome. Em 1678 publicou o primeiro catálogo de estrelas do hemisfério sul baseado em observações feitas com telescópios. Em 1679, sugeriu a utilização das observações de Vênus cruzando a face do Sol para determinar o tamanho de nosso sistema solar e previu seus movimentos, que foram confirmados em 1761 e 1769. Em 1705, publicou "A Synopsis of the Astronomy of the Comets" (Uma Sinopse da Astronomia dos Cometas), que incluía a órbita do cometa Halley e de outros 23 cometas. Em 1718 ele percebeu que as estrelas Aldebaran, Arcturus e Sirius haviam se afastado da posição descrita por Ptolomeu, provando a existência do movimento próprio destas estrelas.

halo

Grande anel ao redor do Sol ou da Lua (geralmente com raio de 22º) que é provocado pela luz que refrata através dos cristais de gelo das nuvens altas.

halo galáctico

Região do espaço que envolve uma galáxia e que tem pequena densidade estelar e forma esférica. Ele engloba o disco, no qual se distribuem os aglomerados globulares assim como determinadas estrelas da população II.

Hamal (Alpha Arietis)

Carneiro, nome árabe que no início foi empregado para designar a constelação.

Han (Zeta Ophiuchi)

Han, nome de origem chinesa que denominava um velho Estado feudal da China.

Harvard, Observatório da Universidade de

Prédio da Universidade de Harvard, fundado em 1839. Em 1973, tornou-se parte do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian quando uniu-se ao Observatório Astrofísico Smithsonian.

Hawking, Stephen William (1942)

Físico britânico que se dedica ao estudo da relatividade e de objetos estranhos como os buracos negros. Ele acredita na existência de mini buracos negros, que se desintegrariam ocasionalmente devido à perda de radiação (eventualmente eles perderiam toda sua energia). Hawking escreveu diversos livros dentre os quais "A Brief History of Time" (Uma Breve História do Tempo) que analisa as origens do Universo.

Helene

HeleneHelene (SXII) é um dos menores satélites de Saturno. Foi descoberto em 1980 por P. Laques e J. Lecacheux. Sua órbita está a aproximadamente 377.400 km de Saturno e seu período orbital é de 2,74 dias. Helene conduz Dione por 60o.

hélio

Segundo elemento mais abundante e leve do Universo. Aproximadamente 15% do hélio intersideral foi criado através da fusão nas estrelas e espalhado por todo o Universo pelas supernovas. O restante do hélio foi deixado pelo Big Bang.

heliômetro

Instrumento construído pelo astrônomo francês P. Bourguer (1698-1758), e destinado, no começo, a medir o diâmetro aparente do Sol, donde o seu nome. Compõe-se de uma luneta cuja objetiva foi cortada diametralmente; as duas metades dessa objetiva são justapostas e comandadas por um ou dois parafusos micrométricos, servindo, assim, para determinar a posição relativa entre dois astros ou acidentes muito próximos.

heliosfera

Espaço dentro dos limites da heliopausa que contém o Sol e o sistema solar.

hemisfério

Cada uma das duas metades de um corpo esférico ou esferoidal, limitadas por um plano sensivelmente diametral. Na Terra, o equador é a linha imaginária que delimita os hemisférios norte e sul. Na esfera celeste, há o equador celeste com função semelhante.

hemisfério austral

Hemisfério sul.

hemisfério boreal

Hemisfério norte.

hemisfério norte

Uma das metades da esfera celeste, ou de um corpo em rotação, limitado por um equador e que contém o polo norte.

hemisfério sul

Uma das metades da esfera celeste, ou de um corpo em rotação, limitado por um equador e que contém o polo sul.

Henry Draper Catalogue

Este é outro catálogo comumente usado. Ele foi compilado por volta de 1920 por Annie J. Cannon, trabalho este que, mais tarde, foi ampliado por Margaret W. Mayall. No catálogo Henry Draper cada estrela é classificada pelo seu espectro estelar. As estrelas são listadas pelos seus números "HD" tirado deste catálogo. Por exemplo HD 87901. No entanto, preste atenção na classificação. Por exemplo, a estrela Vega é classificada como HD 172167. Note que o tipo espectral não está incluído no número HD.

Heracleides Ponticus (388-315 a.C.)

Astrônomo grego que foi a primeira pessoa a propor que Mercúrio e Vênus poderiam orbitar o Sol, já que estes dois planetas estão situados próximos a ele. Também acreditava que a Terra girava sobre um eixo. Apesar de suas ideias terem sido ignoradas em sua época, mais tarde elas influenciaram os astrônomos, inclusive Copérnico.

Herschel, William  (1738-1822)

William HerschelAstrônomo natural de Hanover, Inglaterra, é considerado o fundador da Astronomia Sideral, pela sua sistemática, ampla e profícua observação que fez de estrelas, galáxias e nebulosas. Em 1781, tornou-se famoso quando, na terceira vez em que observava o céu, descobriu Urano, o primeiro planeta a ser descoberto desde os tempos da pré-história. Em 1758, com financiamento do Rei, ele construiu o maior telescópio da época (122 cm). Ele também analisou mais de 3.000 seções do céu, descobriu que o cinturão que forma a Via Láctea é composto de estrelas e desenvolveu uma teoria sobre o aparecimento das estrelas.

Hertzsprung, Ejnar (1873-1967)

Astrônomo dinamarquês que descobriu que as estrelas podem ser divididas em diversas categorias e demonstrou que a cor e a luminosidade das sequencias de estrelas estão relacionadas. Quando ele confeccionou um plano para o brilho e a luminosidade das estrelas num gráfico, descobriu que a maior parte das estrelas se localizam na faixa diagonal chamada atualmente de sequencia principal.

Hertzsprung-Russel, Diagrama

Gráfico desenvolvido independentemente por Ejnar Hertzsprung e Henry Norris Russell no início deste século, comparando o brilho das estrelas versus sua temperatura. Gráficos similares que utilizam a cor ao invés da temperatura são chamados de Diagramas de Cor vs Magnitude. Se o espectro de uma estrela é conhecido, qualquer um dos dois gráficos pode ser utilizado para determinar sua magnitude absoluta e sua distância. Também a idade relativa da estrela (estágio de evolução) pode ser definida através destes gráficos.

Hevelius, Johannes  (1611-1687)

Astrônomo alemão que publicou o primeiro mapa da Lua. Ele também publicou um atlas celeste introduzindo várias constelações, entre elas Canes Venatici, Lacerta, Lynx, Sextans, etc.

Hewish, Antony (1924)

Astrofísico britânico que, em conjunto com Jocelyn Bell, descobriu os pulsares e, em 1968, os definiu como estrelas de nêutrons em rotação. Em 1974, ganhou o Prêmio Nobel de Física, o primeiro a ser dado a um astrônomo observacional.

hidrogênio

Elemento que existe em maior quantidade no Universo, sendo também o mais leve. Existe quase um átomo de hidrogênio, que é composto por um próton contendo um único elétron, em cada 5 centímetros cúbicos de espaço intersideral. Ele pode existir sob três formas: íons (HII), onde cada átomo teve seu elétron tirado, moléculas (H2), onde dois átomos de hidrogênio se juntaram, e átomos neutros (HI) contendo todos seus elétrons. O hidrogênio possui dois isótopos chamados deutério e trítio.

Himalia

Himalia (JVI) é um satélite de Júpiter e foi descoberto em 1904 por C. Perrine. É o 10o satélite de Júpiter e muito pouco se sabe sobre ele. Tem 170 km de diâmetro e está em órbita a 11.480.000 km deste planeta. Himalia realiza uma volta completa em torno de Júpiter no período de 250,5662 dias terrestres.

Hiparco  (190-120 a.C.)

Considerado o maior astrônomo da era pré-cristã, Hiparco nasceu em Nicéia, na Bitínia, região noroeste da Ásia Menor. Compilou um catálogo com a posição e o brilho de 850 estrelas; deduziu corretamente a direção dos polos celestes e a variação da direção do eixo de rotação da Terra devido à influência gravitacional da Lua e do Sol (precessão), introduziu o conceito de grandeza, associado ao brilho (e não as dimensões) das estrelas, entre outros feitos importantes.

hipérbole

Curva aberta e simétrica que se forma quando cortamos um cone. Um corpo celeste que apresenta uma órbita hiperbólica ao redor do Sol, passará por ele uma única vez sem jamais retornar.

Hiperion

HiperionHiperion (SVII) é um satélite de Saturno e foi descoberto, em 1848, por W. e G. Bond e por W. Lassell. Ele tem um período rotacional variável e sua superfície está marcada por crateras. De todos os corpos do Sistema Solar, Hiperion é o maior corpo de forma irregular entre todos que conhecemos. Hiperion está em órbita a aproximadamente 1.481.100 km de Saturno e tem um período orbital de 21,27 dias.

hipernova

A hipernova é o enorme colapso de uma estrela supergigante e sua subseqüente explosão, o que pode, eventualmente, levar à formação de um buraco negro. Está explosão é muito maior do que a de uma supernova e é acompanhada por um gamma-ray burst.

Hipótese de Gaia

Esta hipótese, que tem o nome da deusa grega Gaia que representa a Terra, sustenta que o nosso planeta, como um todo, deve ser considerado como um organismo vivo e que os processos biológicos estabilizam o meio ambiente. Esta hipótese foi primeiro apresentada pelo biólogo britânico James Lovelock em 1969.

Homam (Zeta Pegasi)

A Sorte do Herói, nome árabe que faz alusão ao herói mitológico Perseu, que voou no Cavalo Alado conduzindo a cabeça da Medusa após vencer o monstro.

hora solar

Horário determinado pela posição do Sol no céu. A hora solar tem por base a posição do Sol, enquanto o hora sideral se baseia na posição das estrelas do fundo. A hora sideral é mais acurada, sendo a utilizada nos observatórios. O hora solar aparente, como mostrada num relógio solar, não segue um ritmo constante porque a inclinação axial e a órbita excêntrica da Terra provocam variações. O horário marcado pelos relógios na Terra é a hora solar média, a qual desconsidera as variações descritas.

hora universal

O mesmo que Hora Média de Greenwich. Ela é o horário padrão utilizado pelos astrônomos para calcular acontecimentos como os eclipses e os trânsitos. A hora universal é baseada no movimento do Sol e está matematicamente ligada à hora sideral. Os astrônomos mantêm a hora universal em sincronia com a hora sideral curta através das correções dos segundos.

horizonte de eventos

Área que cerca um buraco negro definida pelo raio de Schwarzschild. A luz emitida nesta região não consegue escapar devido à força gravitacional do buraco negro. A velocidade de escape dentro do horizonte de eventos é superior à velocidade da luz.

Hoyle, Sir Fred (1915)

Astrônomo britânico que apoiava a Teoria do Estado Imutável, que diz que o Universo sempre foi e sempre será igual e, que a medida em que ele se expande, há a criação de matéria para preencher as lacunas.

HST (Hubble Space Telescope)

Hubble Space TelescopeO Telescópio Espacial Hubble é um satélite observatório que a European Space Agency (ESA) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA) colocaram em órbita em torno da Terra. O Hubble Space Telescope é um telescópio refletor com um espelho de 2,4 metros que foi colocado em uma órbita baixa em torno da Terra, a 600 quilômetros de altura, pela tripulação do Space Shuttle Discovery (STS-31) em 25 de abril de 1990. Sua missão é realizar observações do Universo em comprimentos de onda que vão do ultravioleta ao infravermelho. Este amplo espectro de observação pode ser alcançado porque o telescópio Hubble está localizado fora da atmosfera da Terra. O sucesso do HST é inquestionável. Suas fotos tem mostrados detalhes incríveis, jamais imaginados, dos mais variados objetos celestes. Os resultados científicos obtidos a partir de dados conseguidos pelo HST o transformaram em uma das mais bem sucedidas missões espaciais. A responsabilidade pela condução e coordenação das operações científicas do Hubble Space Telescope estão com o Space Telescope Science Institute (STScI) na Johns Hopkins University Homewood Campus em Baltimore, Maryland, Estados Unidos.

Hubble, Constante de

Medida equivalente à velocidade em que uma a galáxia se distancia da Terra dividida pela distância da Terra. Assumindo-se que o Universo está em expansão, os astrônomos acreditam que as galáxias mais distantes retrocedem mais rapidamente do que as que se situam mais próximas.

Hubble, Edwin Powell  (1889-1953)

Astrônomo norte-americano que descobriu a expansão do universo e postulou também que a luminosidade das galáxias era tanto menor quanto mais rapidamente se distanciavam de nós. Hubble deduziu uma proporcionalidade entre a distância de uma galáxia e a sua velocidade de afastamento.

Hubble, Variável Nebular de

Nebulosa gasosa situada na constelação do Unicórnio, descoberta por Sir William Herschel em 1783. Esta nebulosa se sobressai devido às variações nos detalhes nebulares que se alteram a cada noite.

Huygens, Christian  (1629-1695)

Christian HuygensFísico, matemático e astrônomo holandês que aperfeiçoou o telescópio, descobriu Titã, o maior satélite de Saturno e a separação dos anéis desse planeta. Foi ele que desenvolveu a teoria ondulatória da luz.

Hyadum (Delta Tauri)

Segunda do Touro.

Hyadum (Lambda Tauri)

Primeira do Touro, nome de origem latina empregado para designar as estrelas do aglomerado das Hyades. O mais correto é Prima Hyadum, forma usada por Flamsteed.

 
Astromador - Astronomia para Amadores