....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


g

1. Letra que, usada com a classe espectral, indica que a estrela é uma gigante. Veja c, classificação de Harvard-Draper, d.
2. Valor de atração gravitacional da Terra, igual à aceleração de um corpo movendo-se livremente numa média de cerca de 9,8 m/s2. (válida apenas nas proximidades da superfície da Terra).

G

Quinto tipo espectral das estrelas segundo a classificação de Harvard. Estrelas amarelas, com temperatura superficial média de 6.000 K.

Gacrux (Gamma Crucis)

Nome formado pela associação da primeira sílaba da letra grega gama com o nome latino crux da constelação.

Gagarin, Yuri Alexeievich  (1934-1968)

GagarinTornou-se o primeiro homem a contornar a Terra no espaço, a bordo da primeira cápsula da série Vostok (Oriente) em 12 de abril de 1961. Visitou o Brasil em julho de 1961, a convite do governo brasileiro, sendo alvo de homenagens oficiais e populares. Faleceu em 23 de março de 1968, vítima de um desastre com um avião MIG-15, sendo sepultado junto às muralhas do Kremlim.

Galatéia

GalatéiaGalatéia é um satélite muito pequeno de Netuno que foi descoberto, em 1989, pela sonda espacial Voyager 2. Ele tem, aproximadamente, 158 km de diâmetro e sua órbita está a 61.950 km do centro de Netuno.

Galáxia

É como designamos a galáxia em que vivemos, aquela que hospeda o Sol e todo os objetos celestes que formam o Sistema Solar. Nossa Galáxia se formou a cerca de 14 bilhões de anos atrás. Ela é classificada como uma galáxia de tipo espiral, composta por uma região central, um plano galáctico (onde estão os braços espirais) e um halo esférico que a envolve completamente. A nossa Galáxia tem aproximadamente 100.000 anos-luz de diâmetro e uma espessura de 1.000 anos-luz. Ao todo existem nela cerca de 2 x 1011 estrelas o que mostra que o Sol e todo o Sistema Solar são apenas uma pequeníssima parte desta Galáxia. Nosso Sol leva cerca de 250 milhões de anos para realizar uma única órbita completa em torno do centro da Galáxia. A Terra está a cerca de 26.000 anos-luz do centro da Galáxia. Frequentemente vemos na literatura a nossa Galáxia sendo chamada por outros nomes tais como Via Láctea ou Galáxia Via Láctea. Entretanto, reservamos o nome Via Láctea para o plano da nossa Galáxia, região onde estão situados os seus braços espirais.

galáxias

NGC 4414Uma galáxia é um conjunto de vários bilhões de estrelas, interagindo gravitacionalmente, poeira, gás e radiação cósmica. Todo este sistema é mantido junto pela ação da força gravitacional. Existem tipos diferentes de galáxias, classificadas pelo seu tamanho e, principalmente, pela sua forma. Os estudos das galáxias nos revelaram três tipos principais: as galáxias espirais, com a forma de um fino disco, as galáxias elípticas, que tem a forma de uma esfera alongada ou achatada, e as galáxias irregulares. Esta classificação de galáxias pela sua morfologia é conhecida como classificação de Hubble das galáxias. Existem várias centenas de bilhões de galáxias no nosso Universo, cada uma com várias centenas de bilhões de estrelas.

Galileo Galilei (1564-1642)

Astrônomo e físico italiano. O primeiro a usar um telescópio para estudar os corpos celestes. Descobridor das primeiras luas do planeta júpiter conhecidas como as quatro luas galileanas. Galileu foi um defensor da teoria heliocêntrica de Copérnico. Em reação a Galileu, a Igreja declarou heresia ensinar que a Terra se movia, e o condenou à prisão. A Igreja aferrou-se a essa posição for 350 anos, até que Galileu foi formalmente reabilitado, em 1992.

Galileu

GalileuDesde o final de 1989 as naves não tripuladas dos Estados Unidos são lançadas, já no espaço, por alguma das espaçonaves chamadas "Táxi Espacial". A sonda Galileu foi lançada, desta maneira, pela Atlantis em outubro de 1989 com destino a Júpiter. Chegou 6 anos depois e, atualmente, está monitorando sua atmosfera e magnetosfera, e traçando o mapa de seus satélites.

Galle, Johann Gottfried  (1812-1910)

Astrônomo alemão que, juntamente com Heinrich Louis d'Arrest, fez, em 1846, a primeira observação de Netuno baseado nos cálculos de Le Verrier. Embora Galle tenha sido o primeiro a observar Netuno, a descoberta deste planeta é usualmente creditada a Adams, que fez um cálculo anterior. Galle também foi o descobridor do anel Crepe (ou anel C) de Saturno em 1838.

Gamma-Ray Burst (GRB)

São erupções súbitas de raios gama que ocorrem em determinadas regiões do espaço. Estes processos podem durar tão pouco como uma fração de um segundo (centésimo de segundo) ou até um tempo razoável como vários minutos (alguns duram até 90 minutos). Não existe um consenso científico claro sobre a sua causa ou mesmo a que distância este fenômeno ocorre. Acredita-se que os GRB estão extremamente distantes de nós e devem ser causados por tremendas explosões. Eles são, provavelmente, hipernovas, ou seja supernovas excepcionalmente violentas, ou então fusões de estrelas de nêutrons ou de buracos negros. Os satélites em órbita registram aproximadamente duas vezes por dia fenômenos de GRBs.

Garnet Star (Mu Cephei)

Estrela de Granada, denominação usada por William Herschel, em virtude da sua coloração vermelho-granada. Ela foi omitida na lista de Flamsteed, talvez por ser uma estrela variável.

Gamow, George  (1904-1968)

George GamowFísico russo, naturalizado norte-americano, que em 1948 apresentou a teoria de que o Universo poderia ter se originado a partir de um estado de pressão e calor extremos, tendo subsequentemente esfriado. Esta teoria, mais tarde, seria conhecida como a Teoria da Grande Explosão, o conhecido "Big Bang". Gamow também deu importantes contribuições nas áreas da física nuclear e sobre a constituição das estrelas.

Ganimedes

GanimedesGanimedes (JIII) é um satélite de Júpiter que foi descoberto, independentemente, em 1610 por Galileu e Simon Marius. Ganimedes é o maior satélite de Júpiter, com um diâmetro de aproximadamente 5.268 km. Mais do que isso, Ganimedes é o maior de todos os satélites do Sistema Solar e é também maior do que os planetas Mercúrio e Plutão. Ele é um dos satélites mais externos de Júpiter. Grande e gelado, sua superfície é cheia de "cicatrizes" de crateras de impacto e várias falhas paralelas. Está em órbita a uma distância média de 1.070.000 km de Júpiter. Ganimedes leva 171,75 horas, o que equivale a 7,15 dias terrestres, para completar sua órbita em torno de Júpiter.

Gauss, Carl Friedrich  (1777-1855)

GaussMatemático e astrônomo alemão que realizou contribuições fundamentais nestas duas ciências. Seus trabalhos em Mecânica Celeste levaram-no a importantes descobertas no campo de soluções de equações diferenciais. Seus trabalhos envolviam o rigoroso tratamento de séries e das funções hipergeométricas, teoria do potencial, geometria diferencial, etc. Sua produção científica era enorme: em um período de apenas 10 anos, entre 1820 e 1830, Gauss publicou mais de 70 trabalhos científicos.

Giansar (Lambda Draconis)

Os Gêmeos, denominação oriunda do árabe Al Jauza, que deu as variantes Giansar e Giauzar.

Giedi (Alpha Capricorni)

A Cabra, nome oriundo da constelação árabe Al Jady, a Cabra, que usualmente se escreve Algedi.

Gienah (Epsilon Cygni)

A Asa, nome árabe que designa a asa direita do Cisne.

Gienah (Gamma Corvi)

A Asa, nome empregado por Ulug Beg que o teria retirado da expressão árabe Al Janah al Grurab al Aiman, a Asa direita do Corvo.

gigante azul

Estrelas grandes, quentes e brilhantes, com tamanho dez vezes superior ao do Sol, temperatura de 36.000º F (ou 20.000 K) e brilho equivalente ao de 20.000 sóis. As Plêiades são um exemplo de estrelas gigantes azuis. Por serem tão grandes e quentes, estas estrelas se queimam e morrem relativamente rápido.

gigante vermelha

Um dos últimos estágios no ciclo de vida sideral quando o núcleo de uma estrela da sequencia principal perde todo o oxigênio e morre. Após o colapso, o núcleo fica quente o suficiente para fundir o hélio em carbono. Há a liberação de energia a partir do núcleo o que faz com que as camadas externas da estrela se expandam alcançando 10 a 100 vezes o diâmetro do Sol A superfície destas estrelas se resfria até 2.000/3.000 K e brilha tanto quanto 100 sóis. Exemplos de gigantes vermelhas: Betelgeuse, Arcturus e Aldebarã.

Girtab (Kappa Scorpii)

Mordedor, designação de origem árabe utilizada também para as estrelas Iota, Lambda e Epsilon da constelação do Escorpião.

Glenn, John Herschel Jr. (1912)

Primeiro americano a orbitar a Terra, circundando-a três vezes na nave Friendship 7. O voo, que aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1962, durou 4 horas, 55 minutos e 23 segundos, a uma distância da Terra que variou entre 159 km e 261 km.

glóbulo

Nuvens de gás e poeira, em forma de esfera ou charuto, que são iluminadas por estrelas ou nebulosas luminosas vizinhas. Seu tamanho varia entre o dos pequenos glóbulos de Bok, cujo tamanho é similar ao do nosso sistema solar e cuja massa é similar à do Sol, e o dos glóbulos grandes que se localizam a poucos anos-luz de distância e possuem massa igual à de muitos sóis.

Goddard, Robert Hutchings (1882-1945)

Americano que, em 1935, construiu e lançou o primeiro foguete abastecido com combustível líquido, cuja velocidade ultrapassou a do som. Robert Goddard, Konstantin Tsiolkovsky e Hermann Oberth, três pessoas apaixonadas pelos voos espaciais, desenvolveram, independentemente, a teoria da propulsão dos foguetes.

GMT (Greenwich Mean Time)

Também conhecido como Tempo Universal, corresponde ao tempo solar médio referido a um meridiano origem, que por convenção é o meridiano de Greenwich. Para converter de GMT para a hora de Brasília, deve-se subtrair 3 horas (ou 2 horas quando em horário de verão).

Gomeisa (Beta Canis Minoris)

A Chorosa, nome árabe proveniente da lenda que relata que Gomeisa chorou, ao lado de Prócion, a morte de Rigel.

grade de difração

Aparelho com uma série fendas paralelas que separam a luz em seu espectro de cores. Quando se olha a parte posterior de um CD (Disco), vê-se o mesmo processo quando a luz incide sobre ele formando um arco-íris.

Graffias (Beta Scorpii)

O Carneiro, nome árabe da constelação de Áries.

grande mancha vermelha

Sistema de tempestade anticiclônica, situada a 24º ao sul do Equador de Júpiter que foi vista pela primeira vez por Giovanni Cassini em 1666. Este ciclone elíptico, com 22.000 km de comprimento, é grande o suficiente para engolir três Terras. Sua cor alterna-se caoticamente entre o laranja, o vermelho e o creme. Ele parece ser a única característica atmosférica permanente de Júpiter.

Grande Matriz de Telescópios (VBLA - Very Long Baseline Array)

Rede composta por dez radiotelescópios, situados desde o Havaí até o nordeste do Canadá. As antenas são unidas por um computador, gerando uma resolução de 0,2 milissegundos de arco.

Grande Matriz de Antenas (VLA - Very Large Array)

O maior e mais sensível telescópio que existe. Ele está localizado a 64 km a oeste de Sorocco, Novo México. Suas 27 bandejas móveis podem ser ajustadas, pois elas estão colocadas sobre trilhos que formam um Y. Cada braço do Y tem 21 km de comprimento. Estas antenas podem captar sinais de ondas com comprimentos de até um centímetro. Com a síntese de sua abertura, esta rede atinge uma resolução equivalente a de um grande telescópio de 27 km de diâmetro.

Grande Telescópio (VLT - Very Large Telescope)

Arranjo de vários telescópios menores que trabalham em conjunto como se fossem um grande telescópio.

grandeza

Antiga medida do brilho das estrelas, substituída por magnitude. Hoje, o termo "grandeza" só é correto como licença poética.

granulação

Característica da fotosfera solar que surge a partir das células de convecção e que é responsável pelo brilho da fotosfera. Este fenômeno é provocado pelos gases quentes que emanam do Sol e os gases frios que vão em direção à superfície. Os grânulos são como cintos de convecção, sempre liberando gás quente que perdura por poucos minutos. O tamanho dos grânulos varia entre 300 e 1.500 km. Seu núcleo, de onde emanam os gases, é muito brilhante, e suas beiradas, onde caem os gases frios, é escuro.

gravidade

Manifestação terrestre da atração universal. Tendência dos corpos em dirigir-se ao centro da Terra, quando termina a causa que o impede.

Greenwich, Observatório Real de

A mais antiga Instituição Científica Britânica, fundada em 1675 pelo Rei Carlos II. O observatório de Greenwich, na Inglaterra, foi construído para estudar a Lua e fazer mapas das estrelas com o intuito de ajudar os navegantes. Seus diretores recebiam o título de Astrônomo Real. Porém em 1972, isto mudou porque os deveres dos diretores foram separados daqueles do Astrônomo Real. Posteriormente, o Observatório de Greenwich dedicou-se a estudar o tempo. A hora média de Greenwich tornou-se a horário padrão para o mundo da astronomia. Além disso, em 1884, o meridiano de Greenwich tornou-se o meridiano principal a partir do qual são medidas todas as outras longitudes. Devido às nuvens de fumaça e à poluição de luzes, o observatório foi transferido para Sussex em 1958. Atualmente ele abriga o telescópio refletor de 250 cm de Isaac Newton.

Grissom, Virgil Ivan "Gus"(1926-1967)

Astronauta americano que foi a primeira pessoa a participar de dois voos espaciais. Em 21 de julho de 1961, durante o segundo lançamento da série Mercúrio, ele efetuou um voo suborbital. Em 23 de março de 1965, juntamente com John Young, ele efetuou o primeiro voo tripulado do projeto Gemini. Grissom havia sido escalado para o primeiro voo da Apolo, porém ele, Roger Chaffee e Edward White faleceram num incêndio durante um treino de contagem regressiva no dia 27 de janeiro de 1967.

Grumium (Xi Draconis)

Maxilar, barbarismo de origem árabe, encontrado no Almagesto de 1515, para designar a mandíbula do Camelo.

Grupo Local (de galáxias)

É o aglomerado de galáxias ao qual a nossa Galáxia pertence. O Grupo Local é um grupo de aproximadamente 30 galáxias com um diâmetro de 5 milhões de anos-luz, aproximadamente. As maiores galáxias pertencentes ao Grupo Local são Andrômeda, Triangulum e a nossa Galáxia. O centro do Grupo Local está grosseiramente entre a nossa Galáxia e a galáxia de Andrômeda (também conhecida como M31).

 
Astromador - Astronomia para Amadores