....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


F

Quarto tipo espectral das estrelas segundo a classificação de Harvard. Estrelas amarelas, com temperatura superficial média de 7.200 K.

fácula

Do latim facula, pequena tocha. Conforme designada por Galileu, uma companheira das manchas solares. Tem intenso brilho e atinge milhares de km de altura. Podem permanecer mesmo após desaparecidas as manchas.

Farud (Zeta Canis Majoris)

A única Brilhante, nome árabe que se justifica por ser esta a única estrela situada fora da constelação do Cão Maior. (Veja Phurud).

fase da Lua

fases da LuaAspectos que a Lua apresenta enquanto se desloca em relação ao Sol. Resulta do fato da Lua ser um corpo opaco que reflete a luz do Sol. As fases da Lua recebem nomes especiais: lua cheia, lua nova, quarto crescente, quarto minguante. São fenômenos que correspondem em todo o mundo ao mesmo instante, daí as horas das fases fornecidas em tempo universal poderem ser utilizadas para qualquer ponto da superfície terrestre.

fase de lançamento

Fase do voo de um veículo espacial compreendida entre a ignição inicial e o momento em que a sua velocidade permite obedecer aos controles normais.

fase de meio-curso

Fase do voo de um veículo espacial compreendida entre o fim da fase de lançamento e o início da fase terminal.

fase terminal

Fase do voo de um veículo espacial caracterizada pela tomada de atitude para o regresso ou para atingir um objetivo.

filamento

Um penacho de gás suspenso sobre a fotosfera por campos magnéticos que, visto de encontro ao disco do Sol, parece escuro; um filamento na borda do Sol visto em emissão contra o céu escuro é chamado de proeminência.

Flamsteed, John (1646-1719)

Astrônomo real britânico, criador da "História Celeste Britânica", primeiro catálogo sideral feito com a utilização de um telescópio. Publicado em 1725, o catálogo indicava a posição de quase 3.000 estrelas. Seu método de classificação das constelações siderais em ordem crescente de ascensão levou à criação dos números Flamsteed, utilizados até hoje. Ele também provou que a gravidade de Júpiter e Saturno afeta o movimento dos dois planetas. A partir de sua análise das manchas solares, ele calculou que o período de rotação do Sol é de aproximadamente 25,25 dias.

flare

Súbita erupção de energia no disco solar (com duração de alguns minutos ou horas) da qual são emitidas radiações e partículas.

Fobos

FobosFobos (MI) é um satélite de Marte descoberto em 1877 por A. Hall. Seu nome significa "medo" e ele é o maior dos dois pequenos satélites de Marte. Fobos tem apenas 22,2 km de diâmetro. Sua órbita está a uma distância média de 9.000 km do planeta. Seu aspecto mais importante é uma grande cratera, chamada cratera Stickney, com 10 km de largura. Pode ser que Fobos seja um asteroide capturado.

foco principal

Ponto em que o espelho primário de um telescópio refletor foca uma imagem.

foguete

Máquina que fornece uma rápida aceleração para propulsionar pessoas e/ou equipamentos, geralmente para o espaço exterior. Gases quentes saem de um bocal fornecendo impulso. Os foguetes atuais utilizam combustível químico sólido ou líquido. Os dois apresentam vantagens. O combustível sólido é mais fácil de ser manuseado e pode ser estocado indefinidamente. Contudo, uma vez aceso, é de difícil controle. O foguete precisa consumir todo o combustível sólido antes de ser desligado. O combustível líquido, por outro lado, é controlado mais facilmente. Válvulas localizadas nos motores controlam o fluxo e direcionam a queima. Contudo, ele precisa ser bombeado no foguete antes do lançamento e ser mantido a baixas temperaturas para manter-se estável.

Fomalhaut (Alpha Piscis Austrini)

A Boca do Peixe, nome árabe que deu origem à atual constelação do Peixe Austral, simplificação da expressão Fam-al-Hout-al-Ganoubi, a boca do Peixe Austral.

fonte de rádio

Fonte extraterrestre que emite nos comprimentos das ondas de rádio. As três fontes de rádio mais intensas conhecidas são a Cassiopéia A, depois a Cygnus A e a Nebulosa do Caranguejo, também conhecida como Taurus A. Tal nomenclatura, além de designar a constelação onde está situada a fonte de rádio, informa também sobre a sua intensidade. Assim, a letra maiúscula que segue ao nome da constelação refere-se à intensidade da fonte; deste modo A significa que ela constitui a mais forte daquela constelação. As fontes de rádio se dividem em dois grupos. Na primeira classe estão as fontes de rádio associadas à Via láctea e na segunda classe, as fontes de origem extragaláctica. Em geral, as fontes de rádio constituem galáxias, resto de supernovas ou regiões de H II e os quasares.

fotometria

É a medida da magnitude aparente de objetos astronômicos, como as estrelas.

fotômetro

Na Astronomia, é um instrumento usado para medir a quantidade de luz que alcança um telescópio.

fótons

São os quantum de energia eletromagnética. Isto quer dizer que o fóton é a menor unidade que forma a energia (ou radiação) eletromagnética. Os fótons são partículas com massa zero e sem carga elétrica. É importante notar que o fóton não está associado apenas à região do visível do espectro eletromagnético, ou seja, à nossa luz diária. Os raios gama são fótons de altíssima energia, não pertencentes à região do visível e, ainda assim, são fótons.

fotosfera

A parte visível do Sol. A fotosfera é composta por 300 km de gás denso a uma temperatura de 5.800 K. Grânulos visíveis na fotosfera, mostram o processo de convecção do Sol que traz os gases quentes e a energia para a superfície.

Fraunhofer, Joseph (1787-1826)

Físico alemão que estudou o espectro solar descobrindo linhas escuras que foram chamadas de linhas de Fraunhofer.

Fraunhofer, Linhas de

Linhas escuras de absorção existentes em alguns comprimentos de onda do espectro solar. Elas surgem porque o gás mais frio que vai em direção à superfície do Sol absorve radiação de certos comprimentos de onda antes de chegar à Terra. As linhas de Fraunhofer dos espectros das estrelas podem ser utilizadas para ajudar a determinar a composição das mesmas.

freqüência

Número de ondas contadas durante um determinado tempo, medidas em ciclos por segundo, ou Frequência Hertz, que é determinada dividindo-se a velocidade de uma onda pelo seu comprimento.

fusão nuclear

A transformação de hidrogênio e hélio, com a consequente liberação de energia em forma de luz, calor, ondas ultravioletas, raios X e raios gama.

 
Astromador - Astronomia para Amadores