....  

 Home  |  Astronomia  |  Sistema Solar  |  Universo  |  Especiais  |  Diversos

DICIONÁRIO DE ASTRONOMIA

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z


D

Letra que, usada com a classe espectral, indica que a estrela é uma anã (do inglês dwarf). Veja c, classificação de Harvard-Draper, g.

Dabih (Beta Capricorni)

Carniceiro, vocábulo proveniente da expressão árabe Al Sad al Dhabih, a Sorte do Carniceiro.

d'Arrest, Heinrich Louis (1822-1875)

Astrônomo dinamarquês e o codescobridor de Netuno em 1846, juntamente com Galle. Ele auxiliou Galle nas primeiras observações de Netuno.

data juliana

Sistema de datas, iniciado por Scaliger em 1582, usado para assinalar os acontecimentos históricos e prever os eclipses. Cada dia começa ao meio-dia e não a meses ou anos: os dias são numerados em sequencia.

declinação

Uma das duas coordenadas equatoriais. Distância angular entre o equador celeste e o corpo que está sendo observado. Se o corpo estiver no hemisfério celeste norte, a declinação é positiva, se estiver no hemisfério celeste sul, é negativa. Como só podemos medir do equador a um polo, as declinações expressam-se em graus e seus divisores e variam de 0° (zero graus, quando no equador celeste) até 90° (ou +90°, quando se trata do hemisfério norte) ou a -90° (quando se trata do hemisfério sul). Equivale à latitude na esfera celeste.

declinação magnética

Medida do ângulo formado pela direção do meridiano geográfico e pela agulha magnética de uma bússola, indispensável para a correta orientação desta.

Deimos

DeimosDeimos (MII) é um satélite de Marte e foi descoberto em 1877 por A. Hall. Deimos, nome que significa "terror", é o menor dos dois pequenos satélites de Marte. Deimos tem somente 12,6 km de lado a lado. Sua órbita está a uma distância média de 23.000 km do planeta. Não é descartada a possibilidade de que Deimos seja um asteroide capturado por Marte.

Dener (Alta Cygni)

A Cauda, vocábulo árabe que designa inúmeras estrelas, das quais a mais notável é a Alfa do Cisne.

Dener Algiedi (Delta Capricorni)

A Cauda da Cabra, segundo Ulug Beg, este provém da expressão árabe Al Dhanab al Jady, ou seja, a cauda da cabra. Esta estrela é, às vezes, denominada de Scheddi, designação habitual de Gamma Capricorni.

Dener Kaitos (Beta Ceti)

A Cauda da Baleia, nome árabe.

Denebola (Beta Leonis)

A Cauda do Leão, nome árabe.

densidade

Relação entre a massa e o volume dos corpos. Também chamado massa específica. Medida em gramas por centímetro cúbico (ou quilogramas por litro).

Desdemona

Satélite de Urano descoberto em 1986 pela sonda espacial Voyager 2.

Despina

DespinaDespina é um satélite de Netuno que foi descoberto em 1989 pela sonda espacial Voyager 2. Despina é um satélite muito pequeno, com cerca de 148 km de diâmetro. Ele está em órbita a cerca de 52.530 km do centro de Netuno.

Dheneb (Zeta Aquilae)

A Cauda, vocábulo oriundo da locução árabe Al Dhanab al Okab, isto é, a cauda da Águia.

dia

Denomina-se assim o tempo que a Terra utiliza para completar cada rotação. Um dia sideral é o período de rotação com referência às estrelas (23h 56m 4,091s de tempo solar médio). Um dia solar é o intervalo entre dois meios-dias sucessivos (24h 4m 56,555s de tempo sideral médio). É um pouco mais longo que o dia sideral, porque o Sol se move para o Leste ao longo da trajetória eclíptica.

Diadem (Alta Comae Berenicis)

O Diadema, nome de origem latina empregada por Plínio em sua História Natural.

diagrama de Hertzprung-Russel

Representação das estrelas segundo seus tipos espectrais e sua magnitude, obtido em 1905 por Hertzprung e por Russel em 1915. Através dele nota-se que as estrelas agrupam-se em certas zonas, indicativo de suas características e estrutura interna, o que permite o estudo das teorias sobre a evolução estelar.

diâmetro angular

Medida, em graus, de quão grande um objeto aparece no céu. Uma coincidência interessante é que o Sol e a Lua apresentam o mesmo diâmetro angular (aproximadamente meio grau).

diâmetro aparente

1. Diâmetro aparente de um astro é o ângulo ao vértice de um cone circunscrito ao astro, sendo esse vértice o ponto de observação.
2. Diâmetro aparente de um objeto deduzido de uma medida, na hipótese de uma distribuição uniforme da sua luminescência. Esse valor é, às vezes, denominado de diâmetro aparente observado ou equivalente.

Dicke, Robert Henry (1916)

Físico americano que, nos anos 60, demonstrou experimentalmente o princípio da equivalência, que diz que todos os objetos caem na mesma velocidade quando sujeitos à força da gravidade. Em 1964, ele se propôs a procurar a radiação cósmica de fundo (que aliás já foi encontrada) que teria sido deixada pelo Big Bang.

dicotomia

O ponto em que a Lua, Mercúrio ou Vênus estão exatamente à meia fase.

difração

Desvio da radiação eletromagnética (luz, ondas ultravioletas, etc.) à medida que ela passa ao redor dos objetos. A radiação com ondas mais longas se curva mais. A difração cria discos de ar ou círculos de luz, com falsos anéis à sua volta, nos telescópios que não possuem boa resolução. A difração é um dos fatores que fazem com que as sombras não tenham contornos na ponta.

digressão

Afastamento angular de um astro em relação a um ponto fixo, que tanto pode ser o polo para as estrelas circumpolares como o Sol para os planetas inferiores. Veja elongação.

Dione

DioneDione (SIV) é um satélite de Saturno e foi descoberto, em 1684, por G. D. Cassini. Ele tem um diâmetro de 1.120 km, aproximadamente. Sua superfície é gelada com crateras, planícies e faixas de material brilhante. Algumas de suas crateras tem mais de 100 km de largura. Dione está em órbita a uma distância média de 378.115 km de Saturno, e gira em torno do planeta em aproximadamente, 65,75 horas, sempre com o mesmo lado de voltado para Saturno.

dioptra

Veja quadrante solar.

Diphda (Beta Ceti)

A Rã, nome árabe.

Dirac, Paul  (1902-1984)

Físico inglês ganhador do Nobel de Física em 1933. Previu a existência do pósitron, antipartícula do elétron, e suas pesquisas levaram a formulação do princípio antrópico, segundo o qual o universo está estruturado de tal forma que produz forças e partículas compatíveis com o surgimento de formas de vida inteligentes.

disco

Superfície visível do Sol (ou de qualquer corpo celeste) projetada sobre o céu.

disco de acreação

Disco de matéria que orbita ao redor de um buraco negro.

disco planetário

Projeção de um planeta sobre a esfera celeste, a qual constitui a imagem observável através de um telescópio.

dispersão

Divisão da radiação em seus componentes de comprimento de onda através de refração. Um exemplo conhecido é a utilização de um prisma para formar um espectro a partir de luz branca ou um arco-íris quando a luz do sol passa através das gotas d’água na atmosfera.

distância angular

Medida, em graus, da distância aparente entre os corpos celestes no céu.

distância cosmológica

Distância estabelecida por intermédio de processos em que se aceita a validade da relação de Hubble (veja lei de Hubble) entre os desvios para o vermelho e as distâncias.

distância focal

Distância entre a lente ou o espelho de um telescópio e a imagem formada.

distância média

Veja semi-eixo maior.

distância periélia

Distância de um astro do sistema solar ao Sol no instante da passagem desse astro pelo periélio.

distância polar

Arco de círculo horário de um dado astro, a começar do polo celeste norte, ou do polo celeste sul, até o astro, o que faz que seja o complemento da declinação. Conta-se também a distância polar só a partir do polo celeste norte, de 0° a 180°.

distância zenital

Distância angular de um ponto do zênite.

Dobson, John

Legendário astrônomo amador que popularizou a astronomia nos anos 60. Ele e seus amigos, que formavam a associação dos "Astrônomos das Calçadas de São Francisco", visitaram diversos parques na costa oeste dos Estados Unidos, ensinando astronomia a milhões de visitantes. Sendo um incrível construtor de telescópios, Todos seus telescópios foram construídos à partir de sucata. A montagem simples e eficiente que Dobson inventou se popularizou entre os astrônomos amadores como montagem dobsoniana.

Dobsoniana, montagem

Montagem de telescópio que, normalmente é feita com telescópios newtonianos, apoia-se em uma estrutura em formato de caixa, que permitem a movimentação altazimutal. Esta montagem é muito apreciada pelos astrônomos amadores devido ao seu baixo custo e praticidade.

Dollfus, Audouin Charles (1924)

Astrônomo francês que descobriu Janus, a décima lua de Saturno, em 15 de dezembro de 1966.

doppler (efeito)

Mudança aparente no comprimento de onda do som ou da luz causada pelo movimento da fonte, do observador ou de ambos.

draconítico

Relativo aos nodos da órbita de um astro.

Drake, Frank Donald (1930)

Astrônomo americano que, durante o Projeto Ozma em 1960, focou com um telescópio de 26 m as estrelas Tau Ceti e Épsilon de Erídano à procura de sinais alienígenas. Ele também desenvolveu uma equação para calcular a probabilidade de encontrar alienígenas. A equação diz que o número de civilizações avançadas na Via Láctea é igual à taxa média em que se formam as estrelas na Via Láctea, multiplicada pela fração de estrelas com sistemas planetários, pelo número de planetas que poderiam (por razões ecológicas) conter vida, pela fração de planeta onde existe vida, pela fração de planetas onde a vida se desenvolve de forma inteligente, pela fração de planetas onde a vida inteligente cria sistemas de comunicação com outros planetas, pela média de vida das civilizações avançadas. Utilizando premissas e aproximações para todas estas variáveis, Drake deduziu que a aproximadamente 1.000.000 de civilizações avançadas na Via Láctea.

Draper, Henry (1837-1882)

Americano que, em 1872, fotografou pela primeira vez o espectro de uma estrela: Vega. Mais tarde fotografou o espectro da Nebulosa de Orion.

Dreyer, Johan Ludwig Emil (1852-1926)

Americano que editou o Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados Siderais (NGC). Este catálogo foi publicado em 1888, incluindo 7.840 corpos celestes.

Dschubba (Delta Scorpii)

A Fronte, nome árabe que designa a fronte do Escorpião.

Dsiban (Phi Draconis)

As Hienas, provém da expressão árabe Al Dhibain.

Dubhe (Alta Ursae Majoris)

O Dorso do Urso, nome que provém da expressão árabe Dhahr-al-Doubb, e que indica a posição da estrela no dorso da Ursa.

dupla-distância

Método utilizado pela primeira vez pelo astrônomo russo F. G. W. von Struve (1793-1864) na determinação precisa da distância entre dois astros muito próximos.

Dyson, Sir Frank Watson (1868-1939)

Astrônomo inglês que estudou a cromosfera e a coroa solar durante os eclipses. Em 1919, durante um eclipse , ajudou a confirmar a teoria da relatividade de Einstein confirmando que a luz se curva devido à gravidade do sol.

 
Astromador - Astronomia para Amadores